sábado, 13 de agosto de 2011

Elementos de um Mundo Perfeito

Ouça "Imagine", música de John Lennon, e observe que a letra retrata um mundo utópico. Perfeição, como já foi dito aqui, é apenas uma meta utópica. Por isso este é o espaço perfeito para podermos dizer o que pensamos em relação a um mundo perfeito. Eu começo:

- Imagine um mundo sem leis, pois elas não seriam mais necessárias como regras da convivência em sociedade.

- Um mundo onde todos respeitariam as diferenças até mesmo quando ninguém estivesse olhando...

- Mundo sem partidos políticos, vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, presidentes, juízes, polícias (não seriam necessários).

- Sem crimes contra a humanidade, contra os animais, contra os rios, contra as árvores...

- Crimes contra as minorias, os mais fracos, os oprimidos também não existiriam.

- Contra todos os vícios, o amor e a força de vontade.

- Todos juntos cantando a música "Imagine" compreendendo e praticando o verdadeiro sentido da mesma.



Juntos podemos começar algo, mesmo que não acreditemos que a Utopia seja possível.

Podemos começar a caminhar em direção a ela.

Começar sem medo de não alcançar.

Sem medo de começar.

4 comentários:

  1. Leitores utópicos (será mesmo que eles existem?),


    Gostaria de fazermos juntos este exercício de reflexão. Algumas utopias são distantes, outras parem próximas a quem acredita nelas. Aguardo respostas!

    Este é mais um texto, como o primeiro, com um enigma simples nas entrelinhas. A resposta é apenas uma palavra. E esta palavra significa muito para milhares de utópicos não seguirem adiante e que é alimentada todos os dias pela mídia. Sabem qual é?

    ResponderExcluir
  2. Acho que não sou muito bom nesses enigmas, mas descobri que se pegarmos a primeira palavra de cada tópico, forma-se "imagine um mundo sem crimes contra todos".

    Gostaria de tecer um comentário paralelo em relação ao primeiro tópico.

    Este me fez lembrar Aristóteles e o 'homem prudente', aquele que não precisa de leis para saber o que é necessário fazer em dada situação, que, ao ver os fatos, pode usar a prudência (uma ciência voltada à ação) para agir da maneira correta. Para este homem as leis mais atrapalhariam, pois estas definem uma situação geral, enquanto o prudente trabalha com cada situação específica.

    Por fim, acredito que alcaçar um meio de fazermos dos homens, mais pridentes (sempre no sentido clássico da palavra) é um meio para alcançar esta utopia e, a partir daí, as outras.

    ResponderExcluir
  3. André,

    Não é a toa que Aristóteles é considerado um dos grandes sábios de todos os tempos.

    Reconheço que a frase escondida de maneira subliminar "imagine um mundo sem crimes contra todos" foi posta além do propósito enigmático. Quem gosta de escrever, geralmente gosta também de brincar com as palavras. Mas o enigma deste texto é apenas uma palavra, bastando seguir uma lógica de sequência frasal, na qual teve como base o seu achado. Simplificando, já que você encontrou uma lógica, qual seria a primeira palavra da frase seguinte a última do texto: "Sem medo de começar"? É um bom exercício para as sinapses.

    Abs,

    Sadres

    ResponderExcluir