terça-feira, 2 de agosto de 2011

U tópicos

Um dos comentários sobre a falta da possibilidade da existência de Utopias Possíveis me fez pensar como não conseguimos enxergar além do que nos é dado como certo e perene. E o pior: como não aprendemos com as utopias possibilitadas no passado por pessoas que fugiram das correntes platônicas da caverna. Alguns tópicos utópicos da História:

- Escravos eram base da economia colonial e imperial no Brasil. Utópicos da época eram chamados Abolicionistas: Castro Alves, Ruy Barbosa, José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Eusébio de Queirós, entre centenas de outros utópicos.

- Independência da Índia através de uma revolução pacífica? Utopia! Símbolo máximo dos Utópicos: Mahatma Gandhi

- África do Sul: o apartheid negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e econômicos. Utópicos: homens negros que queriam uma mudança radical que tinham como símbolo o utópico Nelson Mandela

- A utopia de Karl Marx influenciou revoluções em pleno século XX

- Utópicos iluministas: Voltaire, Diderot, Montesquieu, John Lock, Immanuel Kant fornecendo os pensamentos para criticar as estruturas políticas consolidadas há séculos. 

-          Jean-Jaques Rousseau, Robespierre, Marat, Montesquieu utópicos da Revolução Francesa.

-  A utopia de cientistas anônimos traz avanços incríveis em diversos campos.

3 comentários:

  1. Ai sim, concordo plenamente com você. A minha dúvida é sobre se alcançar um mundo utópico.

    Entretanto conheço plenamente a importância das utopias em nosso mundo, vejo-as como algo a por como escopo, algo a se almejar e, desta forma, chegar a um mundo melhor, porém, comparo as quiméras ao horizonte, ou (como ouvi certa vez em uma história) 'o lugar onde o céu encontra a terra', você se encaminha a ele, sempre avançando, mas nunca chega.

    Acredito portanto que as quiméras devem sim existir e serem almejadas, só não acho que serão alcançadas cabalmente.

    Ficarei feliz em ser contestado!

    ResponderExcluir
  2. Só para jogar um pouco de lenha na fogueira, gostaria de apontar a contrafaticidade de alguns de seus exemplos:

    - Escravos: "Os negros sairam da senzala e foram parar na favela", ademais, além de não alterar tanto a situação do negro no quadro geral, a abolição da escravidão foi mera estratégia da oligarquia cafeeira que tirou proveito político e econômico da situação.

    - Independência da Índia: Até que é um bom exemplo, mas a Índia, apesar de país em desenvolvimento, tem, além de grande desigualdade social, uma forte arma de contorle de massa (o hinduísmo).

    - África do Sul: Os Negros possuem hoje direitos políticos, mas o poder econômico destes ainda é pequeno, os humanos de pele escura continuam a ser discriminados e marginalizados no país. Além de que a política do Apartheid (que é, a priori, uma política de brancos e negros viverem separados, e não, como a posteriori ficou, uma política de exclusão político-social dos negros) ainda é visto (no sentido primeiro), na medida em que brancos e negros sequer sentam a mesma mesa para comer (situação presenciada por um amigo com brancas e negras sul-africanas nos Estados Unidos).

    - Karl Marx: Essa eu não posso contestar, além de influenciuar as revoluções citadas, inluênciou ainda o próprio sistema capitalista que passou do Estado Liberal de Direito, para o Social de Direito e, por fim, para o Democrático de Direito, que, de certa foma, tirou o poder do mercado e passou a se preocupar mais com a dignidade da pessoa humana (alguns dirão que só em teoria, mas se compararmos com o Estado Liberal de Direito a mudança é evidente).

    - Iluministas/Revolução Francesa: Esse nem deveia estar nos exemplos na minha opnião, a Revolução Francesa e o Iluminismo (istrutura basilar dessa) são mera jogada da burguesia para tirar a nobreza do poder e assumí-lo, só mudou a figura dos opressores/oprimidos, e o liberalismo - implantado por essa - é o ápice do capitalismo selvagem que enriquece os ricos e empobrece os pobres.

    - Cientistas anônimos: É um bom exemplo, a ciência, desde acompanhada por uma ética RACIONALIZADA (em oposição à religiosa) é realmente uma utopia a ser realizada a todo instante.

    ResponderExcluir
  3. André, alguns exemplos de utopias possíveis nem sempre são agradáveis às nossas utopias particulares.

    Outro ponto: A Utopia não é alcançada de um dia para o outro. É um processo que leva tempo. Pode até ter uma data específica que marque uma guinada (como a Lei Aurea ou a publicação de algum manifesto), mas a mudança nunca chega de uma hora para outra.

    ResponderExcluir