segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Utopia = Não Lugar

Certa feita estive em uma palestra de um grande e famoso estudioso que esqueci o nome. Ele definiu Utopia atraves da origem da palavra. "Utopia significa "não lugar", ou seja um lugar que não existe", disse ele antes de completar:

"Mas este lugar pode não existir apenas porque ele não é ainda conhecido por ninguém"

A palavra lugar obviamente não diz respeito apenas a um espaço físico, um local. Pode ser uma idéia, um sentimento sujo, uma palavra... Os neologismos nem sempre foram vistos com bons olhos. Palavras criadas pelo autor serviam para parir a discórdia com os linguistas conservadores. Como hoje sabemos que a língua não é uma coisa inanimada como todo bom conservador, um linguista conservador é uma aberração, uma contradição que persiste até os dias atuais sujando inclusive a imprensa.

Portanto, escreveremos juntos sobre política, religião, futebol (assuntos que não serão proibídos aqui), filosofia (de boteco também), sexo (sem tabus), sociologia, imprensa, osj direitos (seguido de deveres, pois sei que todos só querem os direitos), Artes, ideologias e, claro, Utopias Possíveis.

Nos textos também será possível caçar enigmas travestidos de erros ortográficos, de concordância ou dijitação (SIC). Apartir desta palavra errada poderá ser achada a chave para descobrir a resposta para o enigma do texto atual.


Sem querer alongar sem fazer exercícios, gostaria de concluir este primeiro texto do blog informando que os assuntos que serão tratados aqui devem ter a participação efetiva dos leitores. Caso contrário perderá o sentido e terei que apagar (ou deletar) o blog e escrever livros sujos para serem impressos, o que não necessitará de interatividade alguma.

Saudações libertárias,

Sadres

P.S.: Quem descobrir a frase escondida neste primeiro texto, envie um comentário com a resposta. Ganhará um presente do blog Utopias Possíveis - Promoção válida apenas para o primeiro comentário que acertar o enigma.

4 comentários:

  1. Lanço-me e arrisco a queda. Se esborrachar-me, bem, terá valido a pena. O problema não é dijitação, seria muito fácil. A chave é apartir, meu caro.

    Apartir significa começar, sair, deslocar, andar. A partir, significa partir, dividir.

    Pois tome assento e um café fumegante e forte, companheiro. Ofereço, desde já, o seu link lá no meu blog.

    Rapaz, que frase mais perigosa essa, você não acha? Seu link oferecido no meu blog? O que dirão seus pais?

    Paulo Roberto The Joker Cequinel
    The Laughing Ornitorrinco Corporation

    ResponderExcluir
  2. Seu blog teria um Programa de Fidelidade que proporcione aos seus seguidores (como eu, o número 3), descontos em livrarias, por exemplo?
    Não rola nenm mesmo uma canetinha, uma agendazinha daquelas de papel reciclado?
    Paulo Roberto "Cadê Meu Brinde" Cequinel

    ResponderExcluir
  3. Apreciei muito a ideia de seu blog.
    Ainda não estou certo se acredito em utopias possíveis, mas cabe discutí-las, bem como cabe discutir os outros temas propóstos.

    Deixo meus votos de que tenha sucesso e espero poder acompanhar e participar sempre de suas discuções.

    Um agradecimento ao Paulo Edras por ter me indicado.

    ResponderExcluir
  4. André, Sadres e Esdras são apenas anagramas;)

    Sobre a senha de acesso ao enigma proposto é a letra "J". As palavras formadas pela letra define o enigma.

    Abs,

    Sadres

    ResponderExcluir