Mostrando postagens com marcador Utopia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Utopia. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de setembro de 2011

Desobediência






Num artigo que não lembro o nome um notório pesquisador social (que também esqueci o nome) disse em uma revista qualquer que "a desobediência é a responsável pelos avanços políticos e sociais na história da humanidade".

Não esqueci a frase. Pesquisei a frase no google entre aspas e não achei nada. Ao pesquisar sem aspas encontrei de cara:

Desenvolvimento econômico e reformas institucionais no Brasil ...

 Neste PDF dizia: "Vieira, que cunhou a frase da preeminência da sociedade sobre o Estado: “Desobedecer a El-Rey, para servir a El-Rey”.

Em outro link da mesma pesquisa achei:

Anarquismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

A desobediência sempre esteve ligado a aspectos negativos, pois o menino desobediente não recebia presentes do papai Noel e vivia com medo do bicho-papão. Bem ao estilo dos adestradores de cães: recompensa e castigo. 

Após crescerem, os meninos, descobrem que nada daquilo existia, mas não desapegam do medo à desobediência. Já estavam bem adestrados. Como os cães que, mesmo sem uma coleira obedece aos sinais dos adestradores. 


Os utópicos devem necessariamente utilizar-se da desobediência? Pelo menos na lista de utópicos que tenho comigo, nenhum deles foi obediente como gostariam os conservadores... Quando os que estão no poder querem evitar que um possível utópico siga com sua utopia a primeira coisa que fazem é desencoraja-lo, menosprezando o sonho com uma frase do tipo: "Deixa disso meu filho, não seja utópico... Tenha os pés no chão..." 

Prefiro ser utópico e experimentar voar.

 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Utopia = Não Lugar

Certa feita estive em uma palestra de um grande e famoso estudioso que esqueci o nome. Ele definiu Utopia atraves da origem da palavra. "Utopia significa "não lugar", ou seja um lugar que não existe", disse ele antes de completar:

"Mas este lugar pode não existir apenas porque ele não é ainda conhecido por ninguém"

A palavra lugar obviamente não diz respeito apenas a um espaço físico, um local. Pode ser uma idéia, um sentimento sujo, uma palavra... Os neologismos nem sempre foram vistos com bons olhos. Palavras criadas pelo autor serviam para parir a discórdia com os linguistas conservadores. Como hoje sabemos que a língua não é uma coisa inanimada como todo bom conservador, um linguista conservador é uma aberração, uma contradição que persiste até os dias atuais sujando inclusive a imprensa.

Portanto, escreveremos juntos sobre política, religião, futebol (assuntos que não serão proibídos aqui), filosofia (de boteco também), sexo (sem tabus), sociologia, imprensa, osj direitos (seguido de deveres, pois sei que todos só querem os direitos), Artes, ideologias e, claro, Utopias Possíveis.

Nos textos também será possível caçar enigmas travestidos de erros ortográficos, de concordância ou dijitação (SIC). Apartir desta palavra errada poderá ser achada a chave para descobrir a resposta para o enigma do texto atual.


Sem querer alongar sem fazer exercícios, gostaria de concluir este primeiro texto do blog informando que os assuntos que serão tratados aqui devem ter a participação efetiva dos leitores. Caso contrário perderá o sentido e terei que apagar (ou deletar) o blog e escrever livros sujos para serem impressos, o que não necessitará de interatividade alguma.

Saudações libertárias,

Sadres

P.S.: Quem descobrir a frase escondida neste primeiro texto, envie um comentário com a resposta. Ganhará um presente do blog Utopias Possíveis - Promoção válida apenas para o primeiro comentário que acertar o enigma.