sábado, 10 de setembro de 2011

Desobediência






Num artigo que não lembro o nome um notório pesquisador social (que também esqueci o nome) disse em uma revista qualquer que "a desobediência é a responsável pelos avanços políticos e sociais na história da humanidade".

Não esqueci a frase. Pesquisei a frase no google entre aspas e não achei nada. Ao pesquisar sem aspas encontrei de cara:

Desenvolvimento econômico e reformas institucionais no Brasil ...

 Neste PDF dizia: "Vieira, que cunhou a frase da preeminência da sociedade sobre o Estado: “Desobedecer a El-Rey, para servir a El-Rey”.

Em outro link da mesma pesquisa achei:

Anarquismo – Wikipédia, a enciclopédia livre

A desobediência sempre esteve ligado a aspectos negativos, pois o menino desobediente não recebia presentes do papai Noel e vivia com medo do bicho-papão. Bem ao estilo dos adestradores de cães: recompensa e castigo. 

Após crescerem, os meninos, descobrem que nada daquilo existia, mas não desapegam do medo à desobediência. Já estavam bem adestrados. Como os cães que, mesmo sem uma coleira obedece aos sinais dos adestradores. 


Os utópicos devem necessariamente utilizar-se da desobediência? Pelo menos na lista de utópicos que tenho comigo, nenhum deles foi obediente como gostariam os conservadores... Quando os que estão no poder querem evitar que um possível utópico siga com sua utopia a primeira coisa que fazem é desencoraja-lo, menosprezando o sonho com uma frase do tipo: "Deixa disso meu filho, não seja utópico... Tenha os pés no chão..." 

Prefiro ser utópico e experimentar voar.